Segura essa, biscoito:
Dicas para quem quer ser um diretor contemporâneo
1. Hoje em dia teatro tem que ser cinematográfico, embora ninguém saiba porquê. Uma concepção estética inovadora é fazer tudo em preto e branco apenas com acessórios vermelhos.
2. Termine o espetáculo assim como ele começou pra passar uma idéia de ciclo.
3. Apoie sua montagem num jogo - de preferência num tabuleiro de xadrez – onde cada ator represente uma peça. Claro, conclua com xeque-mate.
4. Nomeie seu espetáculo de ‘Processo’ e não termine NUNCA!
5. Nomeie seu espetáculo de ‘Performance’, mesmo não sabendo o que isso é direito, e peça pro seu ator tirar a roupa.
6. Utilize uma mesa que se transforme em tudo: ora cama, ora porta, ora parede… e mesa mesmo.
7. Em busca de um teatro pobre, use apenas uma cadeira em cena. Todo mundo de cinza, descalço e sem maquiagem.
8. Monte um clássico e faça a readaptação no nordeste ou na favela.
9. No cenário, o chão deve ser de barro, areia, mato ou café. Algo simbólico e que suje bastante.
10. Excite os 5 sentidos do público (ou 6, se conseguir), embora isso se resuma a acender um incenso, jogar água na platéia, servir vinho, encostar numa parede e mandar tomá-los no c#.
11. Misture dança, teatro, música e artes plásticas e não faça nenhum dos 4.
12. Coloque algum aparelho elétrico ligado. De preferência uma cafeteira
13. Diga que todo o seu processo com os atores se baseou em view point.
14. Convide alguém famoso pra dizer que indica a peça no programa, mesmo sem ele nunca ter assistido.
15. Monte em arena e delimite o espaço público-platéia com giz. Ah, se quiser sofisticar, filme e exiba as reações do público ao vivo num telão.
16. Ensaie seus atores com yoga, karatê, ginástica olímpica, box e meditação. Menos com teatro.
17. Crie maneiras de interagir com o público. Entregue fones de ouvido tocando um lounge bem blasê e/ou algum texto de auto-ajuda, enquanto os atores fazem “partituras de movimento”.
18. Crie a sua própria trilogia e/ou Manifesto.
19. Coloque algum ator fazendo um depoimento pessoal no microfone.
20. Pra ser contemporâneo, tem que ter secreção. Peça para o ator suar bastante ou cuspir em cena.
21. Por fim, limite o número de espectadores – de preferência 3 – e lote todos os dias.
É infalível!
2. Termine o espetáculo assim como ele começou pra passar uma idéia de ciclo.
3. Apoie sua montagem num jogo - de preferência num tabuleiro de xadrez – onde cada ator represente uma peça. Claro, conclua com xeque-mate.
4. Nomeie seu espetáculo de ‘Processo’ e não termine NUNCA!
5. Nomeie seu espetáculo de ‘Performance’, mesmo não sabendo o que isso é direito, e peça pro seu ator tirar a roupa.
6. Utilize uma mesa que se transforme em tudo: ora cama, ora porta, ora parede… e mesa mesmo.
7. Em busca de um teatro pobre, use apenas uma cadeira em cena. Todo mundo de cinza, descalço e sem maquiagem.
8. Monte um clássico e faça a readaptação no nordeste ou na favela.
9. No cenário, o chão deve ser de barro, areia, mato ou café. Algo simbólico e que suje bastante.
10. Excite os 5 sentidos do público (ou 6, se conseguir), embora isso se resuma a acender um incenso, jogar água na platéia, servir vinho, encostar numa parede e mandar tomá-los no c#.
11. Misture dança, teatro, música e artes plásticas e não faça nenhum dos 4.
12. Coloque algum aparelho elétrico ligado. De preferência uma cafeteira
13. Diga que todo o seu processo com os atores se baseou em view point.
14. Convide alguém famoso pra dizer que indica a peça no programa, mesmo sem ele nunca ter assistido.
15. Monte em arena e delimite o espaço público-platéia com giz. Ah, se quiser sofisticar, filme e exiba as reações do público ao vivo num telão.
16. Ensaie seus atores com yoga, karatê, ginástica olímpica, box e meditação. Menos com teatro.
17. Crie maneiras de interagir com o público. Entregue fones de ouvido tocando um lounge bem blasê e/ou algum texto de auto-ajuda, enquanto os atores fazem “partituras de movimento”.
18. Crie a sua própria trilogia e/ou Manifesto.
19. Coloque algum ator fazendo um depoimento pessoal no microfone.
20. Pra ser contemporâneo, tem que ter secreção. Peça para o ator suar bastante ou cuspir em cena.
21. Por fim, limite o número de espectadores – de preferência 3 – e lote todos os dias.
É infalível!
Por: Felipe Barenco
ॐ
Eu não sei nem o que achar disso. ¬¬
[Victor Hugo é: a afinação da interioridade]
5 comentários:
Pois é. Uma abordagem muito contemporânea mesmo... Até para mim! :P
contrate Caio Blat para fazer um dos papéis ou dar o depoimento a respeito da peça...é a cara dele!
Legal esse seu espaço, parabéns muita coisa legal.!
Obrigada, Franklin!
Aqui a gente mistura tudo que no final sempre dá certo! :P
Seja bem vindo!
Beijo
muito bommm cara!!!! isso tudo que disse é o que realmete estou passando na faul de teatro, às vezes tenho a senssação de que sou burro,mas vc me deixou muito mais tranquilo agora!!!! valeu e parabens mais uma vez!!!
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