quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Diz pra mim qual é o seu sonho

Uma vez disseram numa palestra: "As pessoas se afetam". Isso ficou gravado a ferro na minha memória. De certa forma, o impacto que você causa numa pessoa pode ser diretamente proporcional à chance de ser lembrado por ela. Domingo passado, desta vez trabalhando no ônibus da linha turística da cidade de Niterói, tive a oportunidade de ser afetado.

Logo pela manhã o meu "xará" (Nem sei escrever isso) e supervisor nos abordou para dizer que na primeira viagem haveria um grupo grande no ônibus. Eles viriam de um evento de cinema que aconteceu em homenagem aos 436 anos da cidade de Niterói e fariam o percurso conosco. Dada a hora subimos no ônibus e começamos o falatório. Praça J.K de lá, Niemeyer de cá, busto maldito de D.Pedro acolá... Até aí tudo normal. Foi então que, na 1ª parada, no museu de arte contemporânea, adentra o ônibus uma figura peculiar, mas não estranha aos meus olhos. O roteiro continuaria até eu descobrir que ele era "Shooooowww, Mauro Shampoo de Recife, Jogador do Íbis, pior time do mundo, cabelereiro, homem e artista de cinema Wwwoooooowwww".



Ao voltar da fortaleza de Santa Cruz da Barra, o ônibus faz o mesmo caminho pela orla, então os guias não repetem as informações. Essa é a hora que a gente tem para conhecer o grupo (ou não) e bater um papo com eles. Foi quando eu tive a oportunidade de bater um papo com o Marco Alves, responsável pelo grupo e coordenador do projeto social Amigos na Cultura que tem por objetivo fazer com que jovens estudantes da rede pública tenham a oportunidade de atuar como gestores culturais, se apoiando no audiovisual para incluir e complementar a grade curricular dos jovens. Desde 2005 o trabalho vem sendo realizado e neste primeiro ano, com o projeto A Escola no Cinema que atendeu mais 13000 estudantes da rede de Volta Redonda, onde funciona a associação, e cidades adjacentes. Com o apoio de outras instituições públicas e privadas, esse trabalho vem sendo mantido e, de acordo com o Marco Alves, crescendo cada vez mais.




Durante o papo pude me encontrar de frente a mim mesmo. Fiquei encantado com o que ele me falou sobre o projeto. Mais com as coisas que não estão no papel, como a importância de um abraço para aproximar as pessoas, a de sonhar e trabalhar para realizar esses sonhos, de ser educado e de amar ao próximo. Preceitos fundamentais para estar bem consigo mesmo, principalmente nos dias de hoje em que isso se perdeu. O melhor de tudo isso é divagar a respeito com pessoas que fazem algo para mudar e sabem, por experiência, do que estão falando.

O recado que recebi dessa experiência não foi o de amar ao próximo, o de abraçar, o de sonhar e o de ajudar às pessoas a realizar seus sonhos e etc. Esse eu recebi anteriormente e já carregava comigo boa parte do que me foi apresentado naquele bate-papo. Desta vez eu pude perceber que levar uma vida dessas vale a pena e que vale a pena, também, abrir mão de uma vida de luxo em troca dessa paz e de estar o mais perto possível de se sentir espiritualmente completo.

Para mais informações sobre as atividades realizadas pela instituição visitem: http://www.amigosnacultura.org.br e http://www.amigosnacultura.org.br/blog

Então é isso, amigos. Fica aí uma sugestão: Se afetem e se deixem afetar.

P.S.: Estou atrás do filme do Mauro Shampoo.

[Victor Hugo é: Shooooooow]

Um comentário:

Suelen Ronconi disse...

Atitudes como essas são louváveis. É o que tenho a dizer simplesmente.