segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Salada Esportiva - Flamengo campeão e Libertadores 2010

Sobre o fim do Campeonato Brasileiro e o título do Flamengo, duas considerações: a primeira é um parabéns aos flamenguistas. A segunda é um exercício de observação dos mais fáceis: veja como brota flamenguista por todos os lados. Gente que nem se liga em futebol, não sabe escalar meio time do Flamengo tá aí gritando "É HEXAAA!!" a torto e a direito...

Em relação ao futebol carioca num todo, 2009 foi o melhor ano em muito tempo. Títulos de Flamengo e Vasco, além de Botafogo e Fluminense permanecendo na 1ª divisão no sufoco, além do vice-campeonato do Flu na Sulamericana.
--

Com a definição das posições no Brasileirão, os grupos da Libertadores do ano que vem já foram definidos:
  • O Corinthians (vencedor da Copa do Brasil 2009) cai no Grupo 1, junto com o Cerro Porteño, um time colombiano ainda não definido e o vencedor de um dos confrontos da Pré-Libertadores (Racing - URU x outro representante da Colômbia).
  • O São Paulo (3º colocado no Brasileirão) cai no grupo 2, com Nacional ou Libertad (PAR), Once Caldas (COL) e um time mexicano.
  • O Internacional (vice-campeão do Brasileiro) vai para o grupo 5, junto com o Cerro genérico (do Uruguai), Deportivo Quito (EQU) e o vencedor de um dos confrontos da Pré-Libertadores (time argentino ainda não definido x Emelec ou LDU).
  • O Cruzeiro (4º colocado no Brasileirão) tem direito a disputar a fase preliminar da Libertadores, contra o Real Potosí e a altitude da Bolívia. Se passar, vai para o grupo 7, que tem Velez (ARG), Universidad Católica ou Colo-Colo (CHI) e Deportivo Italia (VEN).
  • Já o Flamengo, hexacampeão brasileiro, encara Universidad do Chile, Caracas (VEN) e quem passar da Pré-Libertadores (representante da Argentina x Universidad Católica ou La Serena (CHI) no grupo 8.
---

Encerro o post lembrando que ainda não entramos nas férias do futebol em 2009. Ainda falta o Mundial de Clubes, pela primeira vez em Dubai. O torneio contará com Barcelona, Estudiantes, Al-Ahli (Emirados Árabes), Auckland City (Nova Zelândia), Atlante (México), TP Mazembe (Congo) e Pohang Steelers (Coreia do Sul).
Estudiantes e Barcelona já entram nas semifinais, jogando nos dias 15 e 16 respectivamente. A final acontece no dia 19.

3 comentários:

Pout-Pourri a Trois disse...

Seguindo... =D

Suelen Ronconi disse...

Bom, sempre deixei claro pra todo mundo que sou flamenguista desde criancinha, mas não sou nada fanática. Não assisto todos os jogos, nem por isso sou menos flamenguista.
E sou realista, o que é importante. Flamengo foi campeão (é Campeão! é Campeão!), mas foi campeão jogando feiamente. Isso eu tenho de dizer. Por hora, sobre isso, é só.

Aliás, adorei a foto do perfil de Pout Pourri hahahah
Minha perna é aquela com meia 7/8, prontofalei. 8-)

Victor Hugo disse...

De férias...