quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Salada Interativa - Meu Nome é Cuervo, Zé Cuervo

É com muito orgulho que, depois de 1 ano sem postar, estou aqui para inaugurar o Salada Interativa com o post da Nathália Azevedo, dona do blog "O Óbvio Utópico" de poesia (Visitem), e do meu coração.

Como ela disse: "Esse texto foi parte copiado e parte incrementado por minha pessoa.". Trata-se da breve história desse líquido sagrado que rega conversas, jogatinas e castelinhos de cartas, regou minhas principais bebedeiras, entre outras coisas.

Nós te amamos, José Corvo!

Abraços e fiquem com a Nathi! ♥ "Aprecie com Moderação"

[Victor Hugo é: Joseph Crow]

ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ


Por: Nathália Paz Azevedo

A tequilla José Cuervo tem mais de 200 anos. É paixão, orgulho e a mais pura tradição mexicana.

A Tequila nasceu do encontro do processo de destilação introduzido pelos espanhóis na época colonial, somado a uma planta muito antiga das terras mexicanas: o Agave Azul, uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita).

A história da tequila JOSÉ CUERVO começou em 1758, quando Don José Antonio Cuervo obteve os direitos sobre uma faixa de terra na região de Guadalajara, estado de Jalisco, no México, com a concessão do Rei da Espanha Carlos IV. Na terra havia uma pequena fábrica para a produção de destilados tipo Mezcal (precursor da tequila).

Em 1781, seu descendente, José Prudencia Cuervo (O criador, hêhê), comprou as terras de Hacienda de Abajo, onde viria a ser construída a primeira destilaria da tequilla JOSÉ CUERVO.
No ano de 1795, o Rei da Espanha, Carlos IV, deu a José Cuervo a primeira concessão comercial para produzir tequilla.

Em 1907 a tequila JOSÉ CUERVO ganhou o “Gran Premio” na cidade de Madrid. Com a reputação da melhor tequilla do mundo.

Em 1938 a bebida ganhou ainda mais popularidade quando foi criado o coquetail Margarita (feito de tequilla e limão) no México.

Em 1997 já produzia 37 milhões de litros, exportando cerca de 76%. Passados mais de dois séculos, a empresa continua a ser dirigida por membros da família Cuervo, da 9ª e 10ª gerações.
A marca JOSÉ CUERVO comercializa vários tipos de tequila:

José Cuervo Especial (José Cuervo Gold)
É o resultado da combinação de Tequilas “Jovens”, sem envelhecimento, com Tequilas “Reposado”, envelhecidas por no mínimo 6 meses em barris de carvalho. Possui sabor Amadeirado, levemente doce, com notas de Agave e baunilha.

José Cuervo Clásico
Introduzida no mercado em 2003, de sabor suave, cítrico, refrescante e levemente doce, é uma tequila branca, fruto de mistura de tequilas jovens.

José Cuervo Black Medallion
Tequila de sabor mais suave e sofisticado, amadurecida por um ano em barris de carvalho. Introduzida em 2006, é uma das mais novas tequilas produzidas pela marca JOSÉ CUERVO.

José Cuervo Tradicional
Inserida no grupo de Tequilas Premium, é 100% destilada do agave azul, e envelhecida por seis meses em barris de carvalho. De cor amarelo-palha, esta tradicional tequilla tem sabor quente e picante. A produção é limitada e as garrafas, mais altas e esguias, também são numeradas. O rótulo muda todo ano (já que nele consta a indicação da idade da tequila). Por exemplo, nas garrafas da bebida produzida em 2004 aparece “209 años”.

Cuervo Reserva de La Família
A exclusiva tequilla, como o próprio nome indica, faz parte de uma tradição familiar dos Cuervo de trazer os amigos para degustar as tequillas de sua adega particular. Em 1995, para celebrar o aniversário de 200 anos da marca CUERVO, a família decidiu compartilhar Reserva de La Família, uma tequilla 100% agave e añejo (envelhecida em barril de carvalho), com o mundo todo, dando início à produção de edições limitadas.

José Cuervo Platino
Uma tequila Ultra Premium, elaborada através de um processo tradicional e de edição limitada.

Aconselho as que conheço: José Cuervo Especial, Clásico e Black Medallion.Estou disponível para aceitar convites de prova da Reserva de Família e da Platino… hêhê

ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ
 
Se quiserem participar, envie o seu Texto para saladalivre@gmail.com , para dmvictorhugo@gmail.com ou entre em contato com qualquer um de nossos colaboradores.

7 comentários:

Nathália Azevedo disse...

E como rega conversas, jogatinas, castelinhos de cartas (desses sou mestre! hehe) e outras coisas :$
*______*

José Cuervo, Zé Cuervo, Jesus Cuervo (interna, hehe), Joseph Crow, seja lá a forma como for chamar, nada se compara ao sabor que fica na boca após o trio sal-tequila-limão. Aliás, descobri uma coisa que, combinada com esse indescritível sabor, supera (e muito) qualquer coisa boa da vida! Mas deixarei subentendido ;)

Aproveitem esse material maravilhoso sobre o líquido sagrado.

Apreciem com moderação, José Cuervo é perfeito, mas é fatal :P

E sim, todos nós amamos José Cuervo! E eu não só o José... ♥


PS: De fato ainda estou deliciada com minha pseudo-participação aqui.

Victor Hugo disse...

Foto: Nathi Azevedo =P

Bruno disse...

To sem internet mas pretendo voltar com uns zilhões de posts.

Nathália Azevedo disse...

Olha ele... Fica OUT do nada e reaparece que nem político, cheio das promessas, hehe.

Foto, texto, corações, amores... Tudo da Nathi! :P


Ai.. Ainda estou amando esse post. ♥

Bruno disse...

Ah, de onde veio a história da tequila com um verme dentro?!

Bruna de Lucena disse...

Sem idéias pra POSTAR...

Nathália Azevedo disse...

Vamos lá, Bruno: A tequila tem como um dos ascendentes o Mezcal, que embora seja feito de Agave, possui muitas diferenças, desde o fato da tequila ser destilada duas vezes, enquanto que o Mezcal, apenas uma, até esse grande ponto dissonante entre os dois destilados: é costume colocar dentro da garrafa de mezcal a larva de um gusano, verme que pode ser encontrado nas folhas do agave. E por que fazer isso? O gusano se desintegra se for imerso em líquido com pouco álcool, logo, como se mantém intacta dentro da garrafa, significa que ali tem álcool suficiente, hehe. Então podemos dizer que serve também para indicar o teor alcoólico.

Então é isso, o verme audita a bebida a fim de termos certeza de que estamos ingerindo uma quantidade ao menos satisfatória de álcool, hehe. Sem contar que, na falta de outra melhor, é uma companhia que se faz presente. =P


E agora eu só tenho uma coisa a perguntar: Vocês quer beberem Mezcal com verme? :D