sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Salada Esportiva Parte 2 de 2 – GP do Brasil e um balanço das Eliminatórias

GP do Brasil de Fórmula 1
Interlagos é uma pista complicada, mas é mais complicada ainda quando chove, o que pode acontecer, de acordo com a previsão do tempo. Amanhã, às 14h, começa o treino que vai definir as posições da largada e também pode ajudar a definir a situação do campeonato. O de construtores é da Brawn, com certeza absoluta; já o de pilotos promete uma briga interessante.
Pois é, só promete. Jenson Button, nesse campeonato, está quase na mesma situação do Palmeiras no Brasileirão: só não é campeão se não quiser. Basta pontuar nas duas últimas corridas que leva o título, já que o Rubinho não deve ir tão bem assim nos dois circuitos. Vettel tem alguma chance de ser vice-campeão, já que a RBR cresceu ao longo do ano e já vem sendo mais carro que a Brawn.
A McLaren está voltando de vez aos bons resultados e meu palpite pra corrida de domingo é a vitória de Hamilton, com Vettel no pódio e Rubinho logo atrás; Button fica entre os 6 primeiros. Claro, esses são os palpites com a pista seca. Com chuva, o Rubinho pode aproveitar que conhece bem a pista e terminar na frente do Vettel, apesar de eu não acreditar muito em uma vitória dele no Brasil; Button deve ficar em uma posição intermediária, marcando 1 ou 2 pontos.


Eliminatórias
Finalmente terminaram as Eliminatórias Sulamericanas para a Copa de 2010. Classificaram-se Brasil, Paraguai, Chile (retornando 12 anos depois) e Argentina; o Uruguai tenta a classificação na repescagem.
Da Europa, vêm algumas surpresas, como a não-classificação da Croácia, Turquia, Suécia e República Tcheca; o retorno da Dinamarca e a possibilidade de não-classificação de Portugal e França, que vão disputar vaga na repescagem.
Da América do Norte, classificaram-se EUA, México e Honduras. A Costa Rica – do técnico Renê Simões – disputa com o Uruguai o direito de disputar a Copa.
Nos outros continentes, mais 6 países garantidos: 2 na África – Costa do Marfim e Gana – e 4 na Ásia – as 2 Coréias, Japão e Austrália (que passou a disputar as eliminatórias asiáticas). A Nova Zelândia, representante da Oceania, disputa a vaga com Bahrein na repescagem.
A próxima Copa promete ser bem diferente, atípica, tanto por ser na África quanto pela quantidade de surpresas entre os 32 classificados.

Nenhum comentário: