sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Salada Esportiva Parte 1 de 2 – Mundial sub-20 e Brasileirão na reta final

Mundial Sub-20 - Brasil vice-campeão
O Brasil tem alguns bons jogadores, mas dependia demais de jogadas individuais. Esse time teve o estereótipo do futebol brasileiro: ótimos jogadores, com muita habilidade, mas sem tanta consciência tática, sem 'malícia' em alguns momentos do jogo.
Encarou um bom time, mais consciente – Gana – que, depois que perdeu um jogador, expulso, teve como proposta levar o jogo pra prorrogação ou até os pênaltis. Jogaram bem na defesa, usando alguns contra-ataques em velocidade pra tentar matar o jogo, enquanto o Brasil desperdiçava as poucas chances que tinha.
Prorrogação, Brasil com “meio jogador a menos” depois que o zagueiro do Goiás, Rafael Tolói, teve que jogar no sacrifício, após uma entrada feia de um adversário. Gana começou a sair mais e ofereceu mais espaço, mas o Brasil continuou jogando fora as chances – méritos também pro ótimo goleiro ganês – e a partida foi pros pênaltis.
Nas cobranças, duas defesas de Rafael – bom goleiro do Cruzeiro – e três gols do Brasil: Alan Kardec, Giuliano e Douglas Costa. Só que Maicon (do Flu), Souza e Alex Teixeira (do Vasco) falharam em suas cobranças e Gana acabou vencendo por 4x3.
Como o que importa em categoria de base é a formação de bons jogadores, essa seleção atingiu, em partes, seu objetivo. Meus destaques são o lateral esquerdo Diogo; o meia Giuliano; Paulo Henrique Ganso, que já vem jogando pelo Santos; Maicon, mesmo perdendo o pênalti; Douglas Costa e o goleiro Rafael. Alex Teixeira foi destaque, mas mostrou ser individualista e com marra demais. Alan Kardec mostrou ser um ótimo cabeceador, e só.


Brasileirão – faltam 9 rodadas pra acabar!
Agora o campeonato já tá começando a se definir. Faltam poucas rodadas e a maior indefinição fica na parte de cima da tabela. Se qualquer time tiver uma série de umas 4 vitórias consecutivas, vai ser difícil de segurar. Já pelo rebaixamento, as coisas já estão meio que definidas, restando apenas decidir um time pra escapar.

Revisão de palpites: No Salada Esportiva do dia 22 de maio, início do Brasileirão, eu disse que Inter, Cruzeiro e São Paulo disputariam título; Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Flamengo, a vaga pra Libertadores; e Avaí, Barueri, Santo André, Náutico, Vitória e Atlético-PR brigariam pra não cair.
Queimei um pouco a língua com alguns times: subestimei Avaí, Barueri e Palmeiras (então com Luxemburgo); não confiei no time do Vitória, que tinha contratado o Carpegiani. Supervalorizei Fluminense, Botafogo e Coritiba, que eu considerava 'meio de tabela'. O Corinthians garantiu sua vaga pra Libertadores pela Copa do Brasil e passou a tratar o Brasileiro como temporada de treinos. O Cruzeiro não tem mais condições de título por causa da derrota na final da Libertadores, mas ainda tem condições de terminar entre os 4 primeiros.
Depois, no dia 30 de agosto, “decretei” o rebaixamento do Fluminense. Insisti com o risco de rebaixamento do Vitória, totalmente equivocado. Arrisquei 6 times brigando contra a queda e 4 ou 5 pelo título.
Vendo a tabela, são mesmo 6 times bem próximos lá no final, mas acredito que só os 5 últimos vão realmente lutar contra a Série B 2010; só um vai escapar: Botafogo ou Náutico.
No topo, o título só não é do Palmeiras se ele não quiser. Já as vagas na Libertadores são disputadas por 7 times: São Paulo e Inter, quase lá; Atlético-MG, Goiás, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio brigam pelo direito de disputar a Pré-Libertadores do ano que vem.


Daqui a pouco a Parte 2, com o GP do Brasil e um balanço das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Nenhum comentário: