sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quem é o alienado?

Qualquer pessoa já ouviu falar de alienação, que significa, de acordo com o dicionário, “ato de tornar alheio, de alucinar”. Na wikipédia, encontra-se a definição “diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio."

Essa semana, no ônibus voltando pra casa, eu pensei nessa questão que tá no título do post.

Temos, de um lado, pessoas que seguem o que a maioria segue; vê, ouve e pensa de acordo com a maioria. Os famosos “maria-vai-com-as-outras”.
Pessoas que compram pensamentos que a grande mídia vende, apenas porque ela os vende à grande maioria. Assim, essas pessoas podem ter o sentimento de pertencer a um grupo (gigantesco, diga-se de passagem), de "estar por dentro".

Do outro lado, temos os “revolucionários”, que percebem essa alienação da maior parcela da sociedade e teimam em criticar essa homogeneização dos pensamentos, jogando os ideais socialistas de uma sociedade mais justa e igualitária na cara de todos.
Ativistas políticos, buscam revelar a verdade escondida nos livros de Marx a todos os que têm condições intelectuais de aprendê-las. Querem acabar com o ideal pequeno-burguês de lucro a qualquer custo, dar fim à mercantilização do sonho. Enfim, querem a revolução do proletariado e a posse do verdadeiro dono do poder: o povo.

Quem, dos dois, é o verdadeiro alienado?

Quem segue fielmente o que a mídia massiva aponta ou quem segue, com a mesma (ou maior) fidelidade, os pensamentos de um dos maiores pensadores da humanidade, mas que já resultaram em um regime fracassado há algumas décadas?
Qual a maior utopia: a da sociedade igualitária ou a dos Big Brothers (só pra usar um produto que adoram criticar)?

Será que é apenas um deles?

6 comentários:

Bruno Motta disse...

Meu post "TAPA NA CARA DA SOCIEDADE".

Bruno disse...

HAHAHAH

Discutamos isso depois com VH, junto com o assunto INRI Cristo: Louco ou Gênio?

Victor Hugo disse...

Uma vez, numa mesa redonda, um filósofo conceituou alienação como o ato de transferir um direito individual para outra pessoa, instituição etc.

Dá pra saber se a pessoa é alienada ou só está propagando uma idéia, por exemplo. É só procurar saber o quanto aquela idéia influencia na vida e na opinião da pessoa. Dá pra sentir, também, pelo grau de "Radicalização" do discurso. Acho eu, na minha humilde opinião, que os mais radicais são os mais alienados.

Mas ainda assim falamos de pessoas e, por isso, sempre haverão exceções às regras.

Parabéns pelo texto, cara. Mandou muito!

Suelen Ronconi disse...

É, de fato, um bom questionamento levantado. Estou de acordo inclusive. Mas gostaria de acrescentar que o regime socialista outrora implementado não chegou assumir a ideologia em sua essência, foi uma tentativa apenas, mal intencionada. De toda forma, não creio que seja possível mais uma sociedade igualitária, o capitalismo abalou com força a história e o pensamento da humanidade. Ainda assim, creio (mas não hei de ver) que esse sistema terá seu fim em breve. Difícil é imaginar o que há de vir depois...

Thiago Escobar disse...

A nova ordem, uai!
Isso que vem depois...de 2012, pra ser mais exato!

ahuiahiuahiuahuihauihauihia


E sobre o post, escolha sua alieação, até não querer ter uma é ser alienado!

Bruno Motta disse...

Ah, mas uma sociedade realmente igualitária não seria possível nem antes do capitalismo.
Desde que o homem criou a ideia de propriedade, o objetivo é ter mais que os outros. Se propriedade fosse pra dividir, não precisaria existir.

Quanto a novo regime, ele já mudou.
O regime atual é diferente do capitalismo clássico, do capitalismo muleque dos campos de várzea.
A informação tem, hoje, sua importância reconhecida. É o bem mais importante, coisa que não era há pouco tempo atrás.