sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Já não se fazem mais trilogias (como antigamente)

Nessas férias, pude refletir melhor sobre os filmes que vi em minha vida e não precisei nem de muita reflexão pra chegar à conclusão que deu nome ao post.

Fã assumido das trilogias de George Lucas, a primeira saga de Star Wars e Indiana Jones, pude notar que simplesmente não existem mais trilogias. A onda, que já tem algum tempo, parece ser de estender o quanto possível todos os filmes existentes. Tanto a própria obra-prima de Lucas (que o mesmo evita a Direção), com a nova e terrível trilogia, quanto as aventuras do arqueólogo que elevou a profissão a um status de herói, com o também terrível novo filme.

E não para por aí. Rambo ganhou uma nova desventura, onde *SPOILERS* ele passa nada mais que 1/3 do filme em cima de uma metralhadora, possivelmente para disfarçar (?) a condição de Stallone *SPOILERS*. Stallone esse que, agora, está gravando o que se espera ser um marco no cinema de ação, com seu time de astros parrudos e que curtem umas explosões.

Ainda no cinema clássico de ação, temos sempre que lembrar de Terminator (O Exterminador do Futuro). Com seus dois primeiros filmes, a franquia lançou moda e reestruturou o cinema de ação/ficção. E o que foi feito para coroar o sucesso? O lançamento do terceiro filme, sim, o final da trilogia. Bem ruim, por sinal. Claro que um quarto filme teria de vir mais adiante.

Pensando mais a fundo, fica realmente complicado achar filmes vindos dos anos 90 que realmente pararam no terceiro volume da série. A moda são as continuações e os remakes, até Poltergeist vai ganhar o seu. Fica o apelo então, de um fã das caixinhas com 3 Dvds, para que não deixem as trilogias morrerem.


#autopromoçao @GiantBonsai

4 comentários:

Rafael Mnja disse...

por que essa coisa com 3? por que 3 filmes? Se a história é boa que que tem explorá-la mais? O Terceiro Terminator é lixo, o quarto filme é tão bom quanto o segundo. Se vc quer trilogias temos, pela história e não pelo filme, Matrix, temos ainda, Senhor do Anéis. Concordo que tá uma leva de remakes que tá foda, mas isso é muito legal, porque resgata clássicos do cinema que muitas pessoas não tiveram a chance de ver. Se a história hoje é ruim, aí são outros 500, é falta de uma equipe boa. Transformers por exemplo: o primeiro filme é podre, o segundo tiraram tudo que era ruim no primeiro: História, o filme é foda! E por aí vai. Acho que isso é fixação demais. As coisas mudam, e voltam depois, sou a favor dos clássicos refilmados, mas sou contra as histórias porcas e mal montadas. Mas peguemos o exemplo dos filmes de Super-Herói. Os últimos 3 filmes que eu vi achei todos fodas d+(Homem de Ferro, Dark Knight e Hulk), enquanto uma outra leva que veio antes foram todos muito ruins (Homem Aranha 123456789, Hulk e Quarteto 1 e 2).

Victor Hugo disse...

Concordo com o Manja quando ele diz: "Se a história é boa que que tem explorá-la mais?". Realmente sou a favor das grandes séries. Mas como ele também diz, as histórias tem que ser bem "manipuladas". Exemplo de fracasso: Jogos Mortais. Não sou muito fã de filmes de terror. Mas o primeiro foi legalzinho, o segundo mais ou menos. O terceiro foi horroroso. A partir daí a coisa degringolou e fizeram mais um milhão de filmes que nem fiz questão de assistir.

Gostei de senhor dos anéis e, até agora, Piratas do Caribe, Shrek e A Era do Gelo. Estão aí uns exemplo de trilogias que funcionaram, na minha opinião, dos últimos 20 anos pra cá.

Hollywood quer dinheiro, e não amor sincero. =P

Bruno disse...

Eu também acho que boas histórias merecem ser exploradas. Mas o charme das triologias é incontestável, ao menos pra mim. Bom exemplo de uma série grande que funcionou é o clássico Rocky, ainda que filme sim, filme não, Stallone te faça chorar por razões diferentes.

@Manja. Concordo que o grande projeto da Marvel, Os Vingadores, tem sido uma sucessão de ótimos filmes, e espero ansioso tanto pelo próximo Homem de Ferro quanto pelo filme do Nick Fury. Já quanto a Dark Knight, gostei bastante do filme mas ainda acho que o clássico de Tim Burton é...um clássico

@VH SdA é baseado numa obra que é uma triologia por si só, pra mim é só uma adaptação de literatura e não uma triologia em si. Shrek Terceiro tentou mas não agradou, infelizmente. E Piratas do Caribe 4 já etá confirmado com Jonhy Depp como protagonista hahahaha

Victor Hugo disse...

Bom... POr isso o "até agora, Piratas do Caribe"(Afinal, ainda não foi lançado o 4º filme.). Adorei Shrek Terceiro, pra mim é um exemplo de Trilogia que funcionou e Senhor dos Anéis não deixa de ser uma trilogia por isso e também funcionou!

Tentei dizer que trilogias funcionam, mas que, mesmo assim, não se deve deixar de explorar as boas história. Só que se deve ter o bom senso e, diferente do Romário, saber a hora de parar. Seja com 2, 3, 4 ou 6 filmes.

Trilogias são charmosas e...? Creio que nada mais. Não há por que limitar uma história a 3 filmes, nem espremer uma história para render uma trilogia.