quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Globo x Record - Round 1: Fight!

Bem, ontem e hoje acompanhamos na TV uma troca de farpas entre a Globo e a Record em pleno horário nobre.
O Jornal Nacional, nos dois dias, deu destaque à acusação do Ministério Público ao dono da Igreja Universal e da Record, o bispo Macedo. Não foi pouco destaque não, foram 11 minutos ontem e um bloco inteiro hoje. Não me lembro de tanto espaço para um assunto, acho que nem quando o Brasil foi pentacampeão de futebol.

Hoje a Record tentou contra-atacar, repassando todos os escândalos mais famosos da Globo: edição do debate das Eleições de 89, caso Proconsult, relação com a ditadura militar, etc. Praticamente passaram um resumo do "Muito além do Cidadão Kane" (não me espantaria se o documentário for exibido nos próximos dias. Se não for, assista aqui). Exibiram o clássico vídeo do direito de resposta do Brizola lido por Cid Moreira. Deram um destaque enorme a isso, também no principal telejornal da emissora.

As duas emissoras se aproveitaram do caráter jornalístico dos programas para atacar a rival. Podres têm as duas, ninguém está 100% certo nessa história. Principalmente tomando essa atitude, que remonta um passado nem tão distante, onde baixarias eram comuns na TV.
Nada contra a baixaria. Aliás, acho que todo mundo quer é ver o circo pegar fogo - menos a galera "a favor da moralidade e decência", que já tirou da TV quadros educativos como a Banheira do Gugu.

Enfim, vamos aguardar os próximos rounds. Nesse primeiro, a Record foi mais agressiva, mas a Globo mostrou mais "cancha" e, na minha opinião, saiu vencedora.

4 comentários:

Victor Hugo disse...

Sobre a foto: Que bica, mermão!

Sobre o assunto: Poxa, a Record (Leia-se: Edir Macedo)foi escrota. Poderia colocar o rabinho entre as pernas e assumir que perdeu. Afinal, as acusações são procedentes. A Record poderia aprender com os políticos. Juntava os materiais e atacava assim que a Globo desse um mole. MAs não, resolveu atacar a Globo "gratuitamente" (Afinal a globo estava cumprindo o seu dever de comunicadora e relatando, decerto que de forma exagerada, os fatos.).

Pegou mal para os dois lados.

Bruno disse...

E o Muito Além do Cidadão Kane foi, de alguma forma que eu não me recordo agora, proibido de ser exibido e comercializado em todo o território nacional, até no Acre!

Thiago Escobar disse...

Porrada no pastor picareta! fight! fight!

Rafael Mnja disse...

É complicado, a Record tem escândalos de tempos em tempos (quem mandou estar ligada à Universal?), a globo está sempre no "poder político", é pior do que o Sarney. Ngm se uniria contra a globo, é poder demais para ir contra. O que acontece é que a Record é a emissora que mais cresceu nos últimos 5 anos, mas ainda tem que ir devagar para tentar assustar a grande globo. A Globo n tem dever informativo, ela é tão (mt mais) marrom quanto as outras, só que ela tem um viés que as outras não tem. Apoio incondicional de todos os governos. Muito Além do cidadão Kane ficou pra trás, temos a reviravolta para o empeacheman de Collor, os 8 anos de FHC e o pior, os 8 de Lula, quem n lembra do desarmamento no meio do mensalão? ;) Ngm precisa acordar, porque ninguém vai... Não há mudança nem revolução, essa corja se perpetua no poder desde sempre.. desde muito antes de nós estarmos aqui... Então, essa briga boba eu duvido que tenha maiores retaliações, como disse alguém aí, a globo "tah certa", acredite, ela SEMPRE está ;).

Viva a Pílula Vermelha.
Mosquito.