terça-feira, 28 de julho de 2009

Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia

Preto, gordo, cafajeste, e formado em cornologia , sofrências e deficiências capilares. Assim se autodefinia Sebastião Rodrigues Maia que, mais tarde, por sugestão de Carlos Imperial, sob protesto, viria a se "chamar" Tim Maia. O tijucano se tornou um dos artistas mais influentes do Brasil e foi responsável pela introdução da Soul Music no país.

Essa biografia, narrada pelo jornalista, produtor musical e amigo pessoal Nelson Motta, é "fiel à memória rebelde, desbocada e transgressora de Tim Maia". O livro traz imagens do arquivo pessoal da Família Maia, de amigos e de colecionadores, bem como o ano, a cidade em que residia e o seu peso, fala de seus vícios, hábitos e manias (como por exemplo a sua "fobia" de garçons carecas).

Altamente recomendado para quem quer saber mais sobre a vida agitada dessa figuraça que foi do céu ao inferno aqui na terra, só fazia o que queria e pagou um preço alto por isso. Se deixe envolver pela história desse cara que já sentiu saudade, já fez muita coisa errada, já pediu ajuda, lendo atingiu o bom senso, jogou tudo para o alto e assinou seu nome na história do Brasil.

"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme e traficante se vicia"

"Não saio com mulheres famosas pois não pago acima da tabela"

"Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco."

"Passou de branco, preto é. Não existe este negócio de mulato. Mulato pra mim é cor de mula".

Assista também: Tim Maia por Tim Maia
[Victor Hugo é: Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!]

2 comentários:

Suelen Ronconi disse...

Já faz é tempo que ele morreu... Lembro da morte do Leandro da (antiga) dupla Leandro e Leonardo e dele eu já não lembro.

Victor Hugo disse...

Eu lembro das duas. Faz um tempão e parece que foi ontem. A cena do Tim parando de cantar e deixando o palco já passando mal. E a do Leandro careca, pouco antes de morrer, dando tchau.
Eu não lembrava direito da do Senna, lembrava apenas de uma vizinha minha com lágrimas pretas no rosto enquanto assistia ao funeral. =(