terça-feira, 28 de julho de 2009

Salada Esportiva: Seleção, Toque de Midas e Despedida de Sorín

Convocação da Seleção
Hoje à tarde, Dunga convocou a Seleção para o amistoso contra a Estônia, que acontece dia 12 de agosto, em Tallin, capital do país.
Em relação ao grupo da Copa das Confederações, mudou pouco: deixou de fora o goleiro Victor, do Grêmio; chamou Diego Tardelli pro lugar do Alexandre Pato e o lateral Marcelo, do Real Madrid, pro lugar de Kleber, do Inter. De resto, todos lá.
Ronaldinho Gaúcho segue fora, Ronaldo também (ainda mais agora, que vai parar por 5 semanas). Outros nomes também merecem um teste: Fábio mostrou ao longo da temporada, no Brasileiro e principalmente na Libertadores, que está entre os melhores goleiros do Brasil; Marcos talvez possa ser utilizado como 3º goleiro na Copa, sendo o mais experiente, meio como o Gilmar em 94; Adriano pode voltar a ser convocado mais pra frente, até pra testar a vontade dele de participar da Copa.
Outro que, por mais polêmico que seja, é indiscutivelmente bom, é o Kléber do Cruzeiro. Achei que ele seria convocado agora, pra coroar sua participação na Libertadores (já que o título infelizmente não veio).
No mais, acho que ninguém discorda muito da convocação. Talvez outro meio-campo no lugar do Josué, até pra testar nomes que podem dar certo, mas a base é essa aí mesmo até o ano que vem.

O "Toque de Midas" de Dunga
Talvez tenha sido até bom o Kléber nem o Fábio terem tido oportunidade no time de Dunga ainda. Lembrando os jogadores que atuam no Brasil e foram convocados pelo treinador nos últimos anos, percebi que ele tem uma espécie de "Toque de Midas". Só que o que ele toca não vira ouro: Juan, Léo Moura, Richarlyson e Kleber (lateral) são alguns exemplos. Atravessavam ótima fase, foram convocados para a Seleção e voltaram de lá bem abaixo das expectativas.
Outro que voltou muito abaixo da média foi o Ramires, mas nesse caso, acho que era a cabeça dele já na Europa, já que antes da convocação, ele já tinha sido vendido pro Benfica.


A Despedida de Sorín
Hoje também foi dia do anúncio da aposentadoria do maior ídolo recente do Cruzeiro, talvez o argentino mais identificado com uma torcida brasileira: Juan Pablo Sorín, ex-capitão da seleção argentina, jogador de duas Copas, encerrou a carreira no clube celeste de BH.
Ele chamou a imprensa e anunciou que se retira dos campos devido à sua luta contra pequenas, mas insistentes, lesões.
Sorín voltou ao Cruzeiro em setembro do ano passado, para se recuperar de uma grave lesão no joelho. Conseguiu, e fez pré-temporada com o grupo em janeiro e fevereiro. Só que sofria pequenas lesões musculares a cada retorno aos jogos oficiais, participando de apenas 6 jogos, dos 46 da equipe no ano.
Sua última partida foi contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, onde entrou como titular e foi substituído aos 30 minutos de jogo, sentindo fisgadas na coxa.
Bem, é um ídolo meu do futebol, exemplo de dedicação, raça e vontade. Jogou no meu time e honrou a camisa até o fim, saindo quando achou que era a hora certa.
Parabéns e Obrigado, Sorín! (Na foto, Sorín no meio da torcida do Cruzeiro, durante um jogo do Brasileirão 2008)

Um comentário:

Victor Hugo disse...

Quando eu tinha cabelo grande diziam que eu parecia com ele. (Sorín)