segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Múúúuúúúúú...

Ai vai um texto de Millôr Fernandes....

Vocês se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leitaria da esquina? E mais longe pra trás, quando a vaca-leiteira, que não era vaca coisa nenhuma, era uma camioneta-depósito, vinha vender leite na porta de casa? Lembram mais longe ainda, quando se ia comprar leite no estábulo e tinha aquele cheiro forte de bicho, de bosta e de mijo, que a gente achava nojento e só foi achar genial quando aprendeu que aquilo tudo era ecológico? Lembram mais longe ainda, quando a gente mesmo criava a vaca e pegava nos peitinhos dela pra tirar o leite dos filhos dela, com muito jeito pra ela não nos dar uma cipoada? Sim, porque vaca nunca deu leite, como todo mundo diz - a gente tem que tirar na marra.
Mas vocês não lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Não sabem nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite - leite em pacote, imagina, Isaura! - na porta dos fundos e estava lá escrito que é pausterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.
Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: "Líquido branco, contendo água, proteína, gordura, açucar e sais minerais." Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5.000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha e depois outro ovo e outra galinha e outro ovo, até o fim do mundo a não ser que você frite o ovo na passagem. O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.
Esse daqui, examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, e sou capaz de jurar que nem tem vaca por trás desse negócio.
Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Nunca tomaram! Múúúúúúúúúúúúú'

3 comentários:

Thiago Escobar disse...

Tasty wheat teria gosto de frango ou de leite?

Victor Hugo disse...

De leite de frango!

Bruno disse...

De leite de frango de frango de leite. Intertextualizando Mc buiú