quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rock In Rio 25 anos

Neste mês de janeiro, a primeira edição do Rock In Rio completa 25 anos. O festival, que colocou o Brasil no mapa das principais turnês mundiais, teve três edições no Rio (1985, 1991 e 2001) e depois se expandiu, indo para Lisboa (2004, 2006 e 2008) e Madri (2008).
Na edição de 85, grandes nomes estrangeiros do rock se misturaram aos nacionais, ainda começando, entre 11 e 20 de janeiro. Queen, Ozzy, Paralamas, Yes, Kid Abelha e vários outros grupos tocaram pra multidões na Cidade do Rock - um terreno gigante na Barra - e voltaram pra casa com a sensação de que tinham feito o maior show de suas vidas.
Quando o festival acabou, o governador do Rio na época, o saudoso Brizola, mandou demolir a Cidade do Rock, forçando a realização da edição seguinte, em 91, no Maracanã. Dez anos depois, o festival dos Medina voltou pro seu lugar de origem, que foi totalmente reformulado, com várias tendas, além do palco principal.

De acordo com O Globo, além de várias outras fontes, mais uma edição deve vir por aí: em 2011, Rock In Rio 4, no Rio.

Ah, antes que eu me esqueça: pra quem ficou interessado na história do Rock In Rio, pra quem gosta de música e/ou de ler o Salada, ou pra quem quiser dar uma moralzinha, no sábado agora, dia 30, às 10h da manhã, tem um documentário sobre o tema desse post na rádio CBN Rio (92,5 FM e 860 AM). Foi feito por mim e por mais alguns companheiros da ECO.
Ouça, se puder. Querendo comentar aqui, sobre o post ou o documentário, à vontade! :D

Aliás, estou sentindo falta dos comentários. Dá a impressão que ninguém mais lê o Salada além do pessoal que escreve. Comentem, isso nos faz felizes!

________________________________________
É, se alguém (assim como eu) tentou ouvir, viu que não foi ao ar no horário indicado aqui no Salada e na Audioativo. Pra não deixar ninguém na mão, ouça o documentário na íntegra, com exclusividade (hahaha)!

3 comentários:

Suelen Ronconi disse...

Finalmente!!! Rock in Rio em 2011 (se acontecer mesmo) eu vou!!!!!

Mariah disse...

o que? 25 anos?
já faz tudo isso?

"...se a vida começasse agora..."

Unknown disse...

Parece que foi ontem... Pra alguém!