domingo, 30 de agosto de 2009

Salada Esportiva: Flu, Sport, Ipatinga e o Brasileirão 2009

Analisando o campeonato depois dessa 22ª rodada, já podemos chegar a duas conclusões: a primeira é que teremos por volta de 6 times brigando pra não cair, e 4 ou 5 times brigando pelo título.
A segunda é que Fluminense e Sport já estão rebaixados. Cabe a Botafogo, Náutico, Santo André, Coritiba, Atlético PR e Vitória não seguirem o caminho dos tricolores cariocas e dos rubro-negros pernambucanos.

É verdade que ainda falta muito pro campeonato acabar. Sport e Fluminense têm, sim, chances de escapar da Série B, mas acho difícil, principalmente depois de ver o aproveitamento dos dois times e comparar com os últimos colocados do ano passado.

Vamos comparar: em 2008, o último colocado na 22ª rodada era o Ipatinga, que tinha 20 pontos em 22 jogos (aproveitamento de 30,3%; 5 vitórias, 5 empates, 12 derrotas).
A diferença deles pro 16º colocado (primeiro fora da zona do rebaixamento) era de apenas 3 pontos. Os outros integrantes do Z-4 tinham 22 pontos.

Esse ano, o Fluminense tem 16 pontos em 22 jogos (24%; 3V, 7E, 12D).
O 16º, Santo André, tem 24 pontos, 8 de diferença. Em relação ao 18º, o Botafogo (ainda na zona de rebaixamento), são 7 pontos.

O que vemos com esses números? Que a situação do Fluminense está pior do que a do Ipatinga no ano passado (e acho que todos se lembram do time mineiro como "saco de pancadas").
O Sport vem no mesmo ritmo, com apenas 1 ponto a mais, e sem perspectiva de melhora.

Ou os dois times seguem o exemplo do Santos que, na 22ª rodada de 2008, era penúltimo e se recuperou, ou então deverão seguir o caminho do Vasco, tendo um ano inteiro pra repensar o que fizeram de errado.

4 comentários:

Victor Hugo disse...

Seria certo afirmar que o campeonato do ano passado foi melhor do que o deste ano está sendo?

Bruno Motta disse...

Ah, não tem muito certo e errado né? Só acho que esse ano tá mais disputado, até vendo a distância que separa o 1º lugar dos times que tão no meio da tabela, que é menor do que a do ano passado.

Victor Hugo disse...

Ouvi dizer nessa semana, que o Vasco está mais perto da série A do que o Fluminense. Levando em consideração a diferentça de pontos do flu pro 16º colocado e a do Vasco pro 5º colocado

Victor Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.