quarta-feira, 22 de setembro de 2010

22 de Setembro - Aniversário de São Gonçalo




São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado, depois da capital. Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Tem em sua população 891.119 habitantes e a área do município é de 248,7 Km².
Em 6 de abril de 1579, o nobre Gonçalo Gonçalves recebia do governador da Capitania do Rio de Janeiro a sesmaria localizada às margens do rio Imboaçu, e teria o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção - São Gonçalo D'Amarante. Contudo, esta data é imprecisa, sendo alvo de debates entre historiadores da cidade..
Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo é emancipado politicamente e desmembrado de Niterói, através do Decreto Estadual nº 124. Em 1892, o Decreto nº 1, de 8 de maio, suprime o município de São Gonçalo, reincorporando-o a Niterói pelo breve período de sete meses, sendo restaurado pelo Decreto nº 34, de 7 de dezembro do mesmo ano. Em 1922, o Decreto 1797 concede-lhe novamente foros de cidade, revogados em 1923, fazendo a cidade baixar à categoria de vila. Finalmente, em 1929, a Lei nº 2335, de 27 de dezembro, concede a categoria de cidade a todas as sedes do município.
São Gonçalo é um dos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro que mais cresce e que, também, apresenta problemas, por causa do seu passado de desenvolvimento desordenado.
São problemas de saneamento, saúde, educação, meio ambiente, de geração de renda e emprego, entre outros.
E hoje, dia 22 de setembro, é o seu aniversário.

Alguns gonçalenses famosos...

Dedé Santana - Humorista;
Palhaço Carequinha - Artista - Viveu toda sua vida nesta cidade.
Cláudia Leitte
- cantora, ex-vocalista do Babado Novo, nasceu no Porto da Pedra;
Cláudio Zoli (cantor) - Nasceu no Barro Vermelho; (Uhul ! É Meu Barrão! )
Claudinho e Buchecha - (cantores e compositores) - naturais do bairro Boaçu

2 comentários:

Vivian Loreti disse...

Fiquei sabendo agora de coisas que antes não sabia sobre São Gonçalo. Muito interessante, parabéns!

Unknown disse...

Sou angolano, e vivo apaixonado por esta grande nação que é brasil. São Gonsalo, este nome ouvi atravez de uma música de Seu Jorge e daí decidi pesquisar um pouco mais. Adorei este espaçpo e voltarei sempre.