domingo, 11 de outubro de 2009

O primeiro passo...

...é sempre o mais difícil (talvez o segundo seja tão difícil quanto)


Alguém mais tem o mesmo problema que eu? Tenho um monte de coisas pra fazer, mas não consigo começar. Tento organizar as tarefas – listo todas em uma folha de papel no domingo. Na segunda, consigo alcançar alguns dos objetivos semanais. Vem aquele sentimento de que tudo tá funcionando bem, que finalmente vou conseguir fazer tudo sem pressa.

No dia seguinte simplesmente não consigo cumprir nenhuma 'meta' daquela lista. Tudo bem, ainda é terça-feira, tenho toda a semana pela frente. O sentimento é de tranquilidade, ainda sou 'senhor do meu tempo'.

Vem a quarta, acho melhor começar a correr atrás das outras coisas. Muitas páginas de livro pra ler em apenas uma semana, umas provas pra fazer, alguns textos pra escrever. Ok, é quarta-feira, meio da semana, o alerta de atraso já ensaia o disparo. Vamos lá. Mas esse livro tá muito cansativo, parece que já li umas 100 páginas... incrível como só se passaram cinco.

A quinta-feira chega, e eu resolvo atacar nas outras frentes: pra fazer um dos textos, tenho que ver um vídeo de uma entrevista. Tá, melhor baixar o vídeo pra poder ver mais vezes. Tempo. Vou aproveitar pra decidir o tema do meu outro texto. Pra isso, tenho que ler alguma obra indicada no programa da disciplina. Decido o tema, mas pra conseguir escrever, tenho que ler um texto de filosofia de 55 páginas. Só que eu tenho umas 200 na frente dessas 55, aquele bendito livro.

Sexta-feira. Vou começar o texto que dependia do vídeo. Vejo e anoto, ao mesmo tempo, tudo que consigo perceber. Pronto, agora vou começar a escrever, termino hoje mesmo e fico folgado, menos uma tarefa.

É, acho que não. Como que eu vou começar esse texto? Nenhum início parece bom o suficiente. O primeiro parágrafo é sempre o mais difícil. Cada frase é escrita e apagada logo a seguir; não deu nenhum 'gancho' pro texto correr bem; ficou com poucas ideias; confusa. Opa, essa parece que vai! Agora o texto engrena!

Acho que não, de novo. Já tá tarde demais, continuo amanhã.

Sábado, fim de semana. Tarefas completas, só as de segunda. Vou tentar adiantar alguma coisa das outras, afinal tem um feriado que vai quebrar um galho. O texto, que até agora só tem um parágrafo, tá aberto ali. Nada de meio e fim planejados pra ele até o momento.

---

Esse texto é uma metáfora praqueles momentos que a gente fica na indecisão; tem muitas alternativas (ou não tantas, mas mais de uma) e não sabe qual escolher. O primeiro passo é sempre o mais complicado porque é o passo da escolha. Talvez o segundo seja tão complicado quanto, porque é a reafirmação dessa escolha, o momento de fraquejar ou não, de pensar se a decisão foi realmente válida.

----

Espero que ninguém tenha acreditado nessa justificativa fajuta pra esse texto, que nada mais é que o resumo da minha semana até agora - e um pedido de desculpas pela falta de posts aqui no Salada.
Ah, ficou meio grande também; quem teve paciência de ler, levante a mão!

Abraços!

6 comentários:

Victor Hugo disse...

o/

Unknown disse...

o/

Bruno disse...

Procrastinar é o que há.

o/

Nathália Azevedo disse...

o/

Imagine anexar à lista pessoal/acadêmica uma lista de atividades funcionais/profissionais.

Realmente, é assim mesmo. Fato.

Bruno Motta disse...

IAAAAEEEEEEEEEEEEE CHAMOU DE VAGABUNDO!!
¬¬

Nathália Azevedo disse...

Nem chamei! :O
Só queria que você entendesse o meu drama particular! :P

Tipo, quadriplicar a tensão supracitada (porque listas funcionais/profissionais geram o triplo de tensão, hehe).

Enfim. :D

Está ruim, mas está bom! :)