segunda-feira, 22 de junho de 2009

Salada Esportiva: Semifinais da Libertadores

Continuando com as análises fase-a-fase da Libertadores da América, agora chegamos nas semifinais.
Temos dois confrontos de times tradicionais na competição: Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no último duelo brasileiro da competição continental, buscando o tricampeonato. Já a outra semifinal é entre Estudiantes e Nacional do Uruguai, que querem o tetra.
Um detalhe interessante é que essas semifinais representam um retorno dos quatro gigantes sulamericanos à briga pelo título, depois de bastante tempo.
À exceção do Grêmio, que chegou na final em 2007, o último a chegar tão longe foi o Cruzeiro, campeão em 1997. O Nacional brigou pelo título pela última vez em 1988, sendo campeão. Já o Estudiantes chegou nas semifinais pela última vez em 1983, quando foi eliminado pelo Grêmio.

1. Grêmio x Cruzeiro: Confronto sem favoritos. O tricolor gaúcho fez a melhor campanha na fase de grupos, ganhando a vantagem de fazer o segundo jogo em casa, além de contar com a experiência do vencedor Paulo Autuori.
Por sua vez, o time celeste eliminou o sempre favorito São Paulo de forma bastante convincente, vencendo os dois jogos e dando show de raça e vontade.
Aposto no Cruzeiro porque sou torcedor e acredito nesse título, mas não vai ser nada fácil.

2. Nacional-URU x Estudiantes: Pra mim, o Estudiantes é muito favorito. Desde o início eu achava que o time argentino era candidato ao título, e ele mostrou sua força ao longo da competição: goleou o Cruzeiro na primeira fase e passou por Libertad e Defensor, chegando na semifinal.
Já o Nacional, eu considero um time fraco. Não jogou as oitavas-de-final, já que o time mexicano que iria enfrentar (San Luis) foi eliminado pela nova gripe. Passou pelo Palmeiras nas quartas-de-final com dois empates, graças ao gol fora de casa, e chega como uma esperança de dias melhores para o falido futebol uruguaio, carente de resultados mais expressivos nos últimos anos.
Estudiantes na final. Já marquem o primeiro jogo da decisão para o estádio Ciudad de La Plata, só falta saber onde será o jogo de volta.

Nenhum comentário: