sexta-feira, 1 de maio de 2009

Salada Esportiva: Análise das Oitavas-de-final da Libertadores


A competição de clubes mais importante das Américas chega na sua fase de mata-mata.
1. Grêmio x San Martin: Grêmio favorito, por mais que o San Martin tenha eliminado o River (que tá mal demais) e o grupo do tricolor gaúcho tenha sido fácil demais. Se passar, o San Martin é candidato à zebra dessa edição.

2. Caracas x Dep. Cuenca: Julgando pelas campanhas, deve ser um confronto equilibrado. Talvez a vantagem caia pro lado do Deportivo, que fez a mesma pontuação do Caracas, mas no grupo do Boca - inclusive venceu os argentinos em casa.

3. São Paulo x Chivas: Graças ao surto de gripe suína no México, o Chivas não vai poder contar com sua torcida, tendo que jogar na Colômbia, campo neutro. Com isso, as chances do time de Guadalajara diminuem muito. São Paulo nas quartas.

4. Cruzeiro x Universidad de Chile: Dois times ainda não testados o suficiente nessa Libertadores. O Cruzeiro teve apenas um jogo difícil no ano e perdeu: 4x0 pro Estudiantes na Argentina. Já o time chileno perdeu fora de casa pro Boyacá (da Colômbia) e em casa, pro Grêmio. Como torcedor, confio no Cruzeiro.

5. Boca Juniors x Defensor: Boca favorito, como (quase) sempre.

6. Libertad x Estudiantes: Pra mim, o time de Verón é um dos favoritos a chegar nas finais. Mesmo o Libertad tendo feito uma campanha melhor do que a dos argentinos, acho que o Estudiantes passa.

7. Nacional (Uruguai) x San Luis (México): Uma das surpresas dessa Libertadores, o time mexicano passou em 2º no grupo, atrás do Libertad, e eliminando o San Lorenzo. Já o Nacional passou em 1º no grupo do River e do San Martin. Apesar do futebol uruguaio estar mal das pernas, o mais provável é que o San Luis volte pra casa mais cedo, depois de uns dias na Colômbia (assim como o Chivas).

8. Sport x Palmeiras: a disputa entre brasileiros promete ser uma das mais equilibradas. O Sport tem a Ilha do Retiro a seu favor, embora tenha perdido pro Palmeiras em Recife, na 1ª fase. Já o time paulista vem motivado com a classificação na última rodada, e com reforços para compor o elenco. Eu acredito no Sport, mas os jogos devem ser bem difíceis.


Nas Quartas-de-final, os confrontos são: Vencedor 1x2, 3x4, 5x6, 7x8. Logo, quem passar de Sport x Palmeiras, já pode se considerar na Semifinal. Brasileiros e argentinos devem jogar entre si na próxima fase, com Boca x Estudiantes e Cruzeiro x São Paulo.

Claro que deve acontecer alguma zebra, mas pelo visto, teremos times brasileiros chegando muito longe novamente. Vamos ver e torcer.
_____
Atualização: A Colômbia não aceitou receber os jogos dos times mexicanos. Chivas e San Luis seguem com local da 1ª partida indefinido.

Um comentário:

Rodrigo Porto Alegre disse...

Times que passam:Grêmio,Dep.Cuenca,São Paulo,Cruzeiro,Boca,Estudiantes,Nacional e Palmeiras.