terça-feira, 14 de abril de 2009

Que isso, p*%%@? O Tamborzão parou?

Boa terça, galera! Bom, antes da Terça do Funk (que andou um pouco sumida), vou pedir perdão (mais uma vez) pela falta que ela tem feito na sua vida. Muitos leitores estavam me cobrando, dizendo que suas vidas não seriam mais as mesmas sem os pancadões de terça-feira (mentira). Então para atender aos pedidos dos que fazem a salada, trago de volta as Terças do Funk. Adiantando que não prometo estar aqui toda semana, mas farei o máximo para mantê-los atualizados com o "What's new" do funk carioca.

Desta vez, para aproveitar o título, o funk é sem tamborzão.

Como foi dito na série Terça do Funk Roots, o funk carioca surgiu de um estilo americano homônimo. Pois é, esse estilo também pingou no Brasil e, como todas as outras coisas que batem nessa terra, se misturou e ganhou identidade própria. Por aqui, principalmente no Rio de Janeiro, temos um funk bem misturado. Misturado com samba, pop-rock e influenciou visivelmente os estilos da black music.

Para ilustrar o que eu estou falando, escolhi três grupos:

O mais que miscigenado Funk'n'lata: o grupo do Morro da Mangueira nasceu na década de 90 e mistura o funk com a batucada do samba. Ninguém melhor que Ivo Meirelles, fundador do Funk'n'lata, para explicar como se dá essa farofa.



E por falar em farofa:

O Farofa Carioca é um grupo musical brasileiro, do Rio de Janeiro, formado nos anos 90, com estilo variado devido a combinação de ritmos como rock, pop, rap, samba e funk. Em algumas apresentações são usados números circenses e dança. Seu principal vocalista foi o cantor Seu Jorge, que hoje atua em carreira solo. Em seu lugar na banda encontra-se o cantor Mario Broder, ex-vocalista do grupo Funk'n'Lata.
By: Lord Wikipédia

Por mais que se classifique o Farofa como samba-rock, o funk é muito evidente nas suas músicas.



Para finalizar por hoje, apresento-lhes o Funk como le Gusta.

Big band de soul-funk, começou a atuar em 1998, na boate Espaço Anexo e no Blen Blen (SP). No repertório, grooves, músicas dos anos 70, soul brasileiro. São 16 toneladas de puro funk. Deixe-se levar pelo groove do baixo, o ritmo da batera e as belas melodias dos metais e baila el Funk como le Gusta.



É isso ae, galera. Eu também estava morrendo de saudade de vocês. Nessa semana eu vou tentar trazer uns álbuns dessas bandas para o leitor querido fazer download. Então PLAY THAT FUNKY MUSIC.

Abraços

[Victor Hugo é: Sex Machine]

Nenhum comentário: