terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Terça Funk Roots. 1ª Parte


Tá ligado nas raízes do funk? Então é disso que eu vou falar hoje. Fechou com nós?

O funk como conhecemos, o chamado funk carioca, surgiu à partir do Miami Bass. De acordo com o deus Wikipédia "Esse estilo (também conhecido como som de Miami) é um tipo de hip hop que se tornou popular nos EUA nos anos 80 e 90. Ele é conhecido [...] pela batida de dança acelerada e, algumas vezes, pelo conteúdo sexualmente explícito das letras". Analizando suas raízes, concluímos que , na verdade, o funk carioca é o primo pobre do Rap e do hip-hop.

Para quem acha o Miami Bass um pouco distante e diz "Não sei do que ele está falando", eu lhes pergunto: Quem nunca levou um tapa na cabeça e ouviu um "Guiriboi" logo em seguida? Então. Get it Boy, do Fresh Celest, é um dos clássicos do Miami Bass que ficou famoso no mundo inteiro, junto com Supersonic das J.J Fad (A gaiola das popozudas norte-americana dos anos 80), Planet Rock do Afrika Bambaataa (nesse vídeo com o Kraftwerk) entre outros.

Se você ainda não sabe do que eu estou falando, assista à abertura de Fresh Prince of Bel Air (Um maluco no Pedaço). O Personagem do Will Smith, o Will, nada mais é do que um "funkeiro" que arrumou confusão na Filadélfia e, depois de uma briga, foi morar num bairro nobre com os parentes ricos. Este personagem é um estereótipo do funkeiro da época, bonézinho de lado e tudo mais.

E no Brasil? Por aqui duas equipes de som estavam se fundindo na década de 70: a Som 2000, de Rômulo Costa e a Guarani 2000, de Gilberto Guarani, formando assim, a Furacão (já) 2000, que inicialmente realizava bailes de soul e funk (aquele do James Brown). Pois bem, como tudo o que pinga nessa terra é sugado qual esponja, o Miami Bass, misturado com o Funk Melody (Do Stevie B, lembra?) deu origem ao funk "ainda bebê" carioca. Foi nesse período, já na década 80 (Quase 90, por sinal), que surgiram os Raps e os melôs, como "Feira de Acari" por exemplo, que tratavam do cotidiano das favelas.

Bom, ainda temos bastante coisa para tratar sobre as raízes do funk, mas a terça-feira já está acabando. Então, para eu não ter que terminar de postar a Terça do Funk na quarta feira, guardo o finalzinho da matéria para a próxima semana.

No Próximo Episódio: Década de 90: O Funk Sobe o Morro. e 2000: O Funk Desce o Morro.

Aí vai uma prévia:



Dexusgárotu Brincá!

[Victor Hugo é: Brow]

Um comentário:

»_p.q_ninaº disse...

Má q p#rra é essa?! De onde surgiu tanto conhecimento de funk, Vitu??? Cadê meu amigo cabeludo, roqueiro, "redibenzi"? hahaha

Fantástico, tô gostando da terça funk, posts sobre a cultura brasileira! hahaha Acredito que daqui uns anos alguns adolescentes utilizarão o Salada para fazer buscas para seus trabalhos escolares sobre a música popular brasileira da década passada (o.O) ou sobre a cultura do Rio de Janeiro.

Beijos!!