segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Divagações filosóficas

Tema de hoje: a liberdade.

Desde o momento em que fui convidado a escrever no Salada, uma coisa me preocupou: o tema do Blog. Por ser um local livre, como o próprio nome já diz, os blogueiros poderem escrever sobre qualquer coisa e a falta de um tema principal, um foco, acabou por me atrapalhar. E percebi que no resto de nossa vida é assim também.
Enquanto crianças, nossos pais nos dizem o que fazer. O foco está lá, uma direção a seguir. Quando crescemos, porém, a responsabilidade e maturidade nos exigem que tomemos nossas próprias decisões e aí está o problema, na liberdade de escolha.
O ser humano está sempre em busca de algo, e quando o encontra, nunca sabe o que fazer. Com a liberdade não poderia ser diferente. Não que isso seja ruim, acho o contrário, temos necessidade de nos adequarmos a um padrão, as coisas muito caóticas só fazem mal ao ambiente e a si mesmas e existe a tendência de serem deixadas à margem do meio.
Esta necessidade explica manifestações como religiões, grupos sociais e afins. Estes nos dão limites e é exatamente disso que certas pessoas precisam, pois lidar com a liberdade é algo extremamente difícil.
Veja por exemplo esta postagem: resolvi escrever sobre as dificildades que a liberdade nos impõem e acabei saindo do foco que se estabeleceu no Salada. Provavelmente serei marginalizado ou, caso as pessoas gostem, se tornará mais um foco deste Blog, e acabará saindo do escopo "livre" em que apareceu.

Mas são divagações, somente divagações...

3 comentários:

renanrbc disse...

Disse tudo! Perfeito seu texto, parabéns!

Anônimo disse...

E eu nem sabia que o Escobar era um filósofo desse naipe. Falou e disse meu brother.

Suelen Ronconi disse...

Olha só, momento sabedoria! Valeu, filósofo! HUAHAU